Livros e HQs 

Condenada | Um livro para os fortes!

Hoje eu vou falar de um livro aqui que não é pra qualquer um ou você precisa ter uma mente muito aberta ou talvez um parafuso a menos pra gostar da leitura. Então pode ter certeza que estou nesses times aí!

Terminei a leitura recentemente do livro Condenada do Chuck Palahniuk, o nome desse autor é muito conhecido por escrever anteriormente o famoso Clube da Luta. Que aliás é um outro livro que li desse autor que super recomendo. Em Condenada ele mantém seu estilo de escrita, porém de uma forma muito mais pesada e ácida. Ele mantém suas críticas em relação ao comportamento das pessoas e sociedade, mas de uma forma muito mais elaborada e inimaginável, só lendo mesmo para entender.

Vou colocar aqui a sinopse do livro para você entender um pouco de sua premissa.

A filha de uma estrela de cinema narcisista e de um bilionário, Madison, é abandonada em uma escola interna na Suíça durante o Natal enquanto seus pais estão divulgando seus novos projetos e adotando mais órfãos. Ela morre de uma overdose de maconha – e a próxima coisa que sabe é que está no inferno. Madison compartilha sua cela com um grupo heterogêneo de jovens pecadores que é quase bom demais para ser verdade: uma líder de torcida, um atleta, um nerd, e um punk, unidos pelo destino para formar a versão “six-feet-under” do filme favorito de todos. Madison e seus amigos caminham através do Deserto de Caspas e escalam a Montanha Traiçoeira de Unhas para enfrentar Satanás em sua cidadela. Todos os doces, que servem como moeda no inferno, não poderão comprá-los.

Só de ler essa sinopse vários questionamentos começam a passar pela sua mente, o primeiro deles é “Como que uma menina de 13 anos morre de overdose de maconha?” Existe relatos de mortes com a utilização da erva? Então você vai lendo com essa curiosidade durante todo o tempo, mas esse pensamento é facilmente deixado de lado quando o inferno do Chuck vai sendo apresentado.

Todas as coisas mais nojentas que são jogadas no lixo se tornam parte da paisagem do inferno como por exemplo unhas cortadas, mar de insetos, lago dos bebês mal formados e abortados, mar de esperma desperdiçado e outras coisas que são impossíveis de se imaginar! Já deu pra perceber que aquele inferno que a gente imagina é completamente desconstruído!

Você pode encarar esse como um livro de aventura com a nossa pequena Madison descobrindo várias coisas e desbravando o inferno com seus amigos clichês, um nerd, uma patricinha, um revoltado e um atleta mas essa é uma referência que o autor faz para o filme O Clube dos Cinco.

A cada novo capítulo você conhece um pouco mais da Madison e como era sua vida, ela deixou de aprender muitas coisas porque seus pais estavam sempre ocupados com viagens, gravações de filmes, adotando filhos e além de tudo isso eles tinham uma personalidade meio “hiponga” e sempre tentaram passar seus ideais a Madison (meio distorcidos na visão da maioria das pessoas). Então quando ela se vê no inferno ela acredita ser uma pessoa muito culta, inteligente e que sabe sobre tudo da vida, aquele pensamento que todo adolescente “inocente” têm.

Durante essas cenas de convívio da família você vê várias críticas que o autor faz para as pessoas que se dizem sustentáveis, mas gastam milhões de dólares com soluções desnecessárias apenas para afirmarem perante a sociedade que estão fazendo bem para o meio-ambiente. As ações “caridosas” que são usadas na verdade apenas como propaganda de marketing e muitas outras coisas.

Existem vários “cutucões” para as pessoas religiosas com a desconstrução de várias crenças, mitologias criadas para o surgimento dos demônios no inferno (aliás é uma das partes que mais gostei). E outra coisa muito legal é os motivos em que as pessoas vão para o inferno e são os mais banais possíveis como por exemplo você tem o direito de falar a palavra “porra” por 700 vezes durante toda a sua vida, quando ultrapassar esse número você será automaticamente condenado.

Sem sombra de dúvida esse é um livro muito interessante e engraçado dependendo do ponto de vista do leitor, como mencionei antes provavelmente essa não é uma leitura para qualquer pessoa, mas com certeza ao terminar você vai pensar em um monte de atitudes comuns no seu dia, passa a pensar um pouco mais sobre o significado da vida e muitas outras coisas. Esse é o primeiro livro de uma trilogia, o segundo é Malvada e um terceiro que ainda não foi lançado.

Mas uma coisa é fato, todos estão condenados em Condenada!

Aspirante a designer e desenhista nas horas vagas. Sonha em ser assistente do Batman e passar as férias no Condado. Atualmente sou uma estudiosa do lado negro da força e quero dominar o mundo! xD~

FacebookTwitterYouTube
Facebook Comments
(Visited 12 times, 1 visits today)

Related posts

Leave a Comment